ESI- Colégio São Carlos
Matéria:Ciências Profª: Juli
Julia e Natália
Garrafa Chuveirinho
ASSUNTO
Pressão da água.
MATERIAL
1. Garrafa de plástico com tampa de rosca
2. Prego
3. Água
4. Tigela
COMO FAZER
1. Encha a tigela de água.
2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela.
3. Coloque água dentro da garrafa e feche.
4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.
OBJETIVO
Mostrar que a pressão da água é mais forte no fundo do que na parte superior.
O QUE EU APRENDI E CURIOSIDADES
A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
A água é um composto químico bem simples, formado por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. O oxigênio é representado por "O" e o hidrogênio por "H". A fórmula da água é, então, H2O. Vocês, provavelmente, já ouviram mas talvez não soubessem de onde vinha esse termo.
A água de rios e lagos, em lugares muito frios, só congela na superfície que está em contato com o ar frio. Isso porque, em baixas temperaturas, a água dilata e, à medida que se solidifica transformando-se em gelo, fica menos densa. O que é muito interessante é que o gelo na superfície dos rios e dos lagos serve como uma proteção contra o frio intenso e, mesmo que as temperaturas externas fiquem muito baixas (por exemplo, a -20 °C), a água se mantém numa temperatura de cerca de 4 °C.
Garrafa Chuveirinho - Cientista Maluco
Postado por
Ju #
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
0 comentários:
Postar um comentário